Bomba de GasolinaO petróleo é composto por hidrocarbonetos, além do enxofre, oxigênio e nitrogênio. É uma substância oleosa e inflamável e a principal fonte de energia mundial.

É, ainda, o resultado da transformação da matéria orgânica acumulada no fundo dos oceanos e mares por milhões de anos sobre pressão de sedimentos. Os produtos dessa degradação, hidrocarbonetos e compostos voláteis, misturados a sedimentos e resíduos orgânicos, ficam na rocha-mãe; dessa forma, o petróleo é expulso para rochas e areias porosas e permeáveis como os arenitos e calcários.

É encontrado na natureza impregnado em rochas sedimentares. Como elas são permeáveis, o óleo se desloca para o interior da crosta terrestre; porém, se for detido por rochas impermeáveis são formadas as jazidas.

História do Petróleo

Há registros da utilização do petróleo em aproximadamente 4.000 a.C. Na antiguidade, seu uso era atribuído à medicina com propriedades cicatrizantes antissépticas e laxantes. Na Bíblia, foi utilizado para calafetar a Arca de Noé. Os povos antigos da Mesopotâmia e Pérsia utilizavam-no para pavimentar estradas, aquecer e iluminar casas.

Teorias da Origem: Inorgânica e Orgânica

Na área de pesquisa, especificamente no fim do sećulo XIX, houve certa dificuldade para estudar sobre o petróleo e seus derivados, por falta de provas concretas. Para a origem dele, existem duas teorias principais: a inorgânica e a orgânica. A primeira era defendida pelos químicos Marcellin Berthelot e Dmitri Mendeleiev - criador da primeira versão da tabela periódica - e outros cientistas, com base em experiências realizadas em laboratório. De acordo com eles haviam carbonetos metálicos que quando reagiam com a água, sob alta pressão e temperatura originavam os hidrocarbonetos, sustentando que o petróleo tinha origem nas profundezas da terra por meio de processos não-biológicos.

Mais tarde, a partir de estudos de paleontólogos e geoquímicos comprovou-se a relação entre o petróleo e as rochas sedimentares que haviam sido depositadas em mares antigos, sendo a teoria orgânica uma das mais aceitas para comprovar a origem do petróleo. De acordo com a teoria orgânica, no passado houve a transformação de matéria orgânica (seres vegetais e animais) da superfície da terra, que foi depositada na forma de sedimentos em regiões sem oxigênio acumulada no fundo dos oceanos e mares, há milhões de anos. Com a ação do calor, a pressão, microorganismos e o tempo, essa matéria orgânica deu origem ao petróleo. Levando isso em consideração e o processo de formação acredita-se que um dia ele irá acabar.

Mesmo havendo uma explicação para as teorias, há divergências entre elas. E ainda há aqueles que acreditam na origem inorgânica.

Petróleo no Brasil e no Mundo

Apenas em 1850, nos Estados Unidos, Benjamin Siliman, professor de Química da Universidade de Yale, e Geoge Bissell, advogado perceberam que o petróleo era um elemento de muito valor. Eles conseguiram realizar o processo de craqueamento do petróleo e a partir disso obtiveram diversos derivados da substância. Sua extração teve início em 1859, na Pensilvânia (EUA), por Edwin Drake, um maquinista que foi contratado pelo advogado para iniciar a exploração do petróleo. A partir daí, houve o início da febre do petróleo que revolucionou a industria. Importante lembrar que antes disso, o óleo já era popular e usado para fins medicinais.

No Brasil, o primeiro poço aberto foi em Lobato, na Bahia, em 1939. No governo de Eurico Gaspar Dutra, em 1946, houve a campanha “O Petróleo é Nosso”, pois naquele período havia uma proposta no Congresso que seria preciso entregar o subsolo brasileiro para empresas estrangeiras realizarem pesquisas, a fim de descobrir a existência de petróleo. Se fosse encontrado, a extração seria permitida sob pagamento de royalty. Mas, um grupo de nacionalistas, acreditavam que ele traria desenvolvimento para o país e não deveria ser comercializado dessa forma. O escritor Monteiro Lobato foi um dos principais personagens que contribuiu para a defesa do petróleo. A mobilização da campanha teve efeito e o projeto no Congresso foi impedido. A partir disso, surgiu a Petrobras, em 1953.

Atualmente, ele tem função em diversos produtos químicos e farmacêuticos, sendo um dos principais motores da economia. As jazidas mais conhecidas estão localizadas no Oriente Médio, Estados Unidos, América Central e em algumas regiões da América do Sul.

Extração Petroleira

Quando é encontrado, por meio de estudos geológicos, a presença de rocha com petróleo, o local começa a ser isolado para início das escavações. A forma de extração varia de acordo com a quantidade de gás encontrado no local. Se a quantidade de gás for grande, a pressão será capaz de expulsar o óleo e basta adicionar uma sonda para que ocorra o transporte da substância, do poço até o exterior. Mas, se a pressão for fraca ou mesmo zero, será necessário utilizar bombas de extração.

Devido ao consumo mundial do petróleo, há um enorme fluxo de transporte para sua comercialização. O combustível percorre uma caminho por terra por meio de oleodutos, que unem os pontos de produção às refinarias, pontos de embarque e também armazenamento. Pode ser transportado também por petroleiros, por trem e caminhão.

Refino do Petróleo

Quando o petróleo chega nas refinarias, o produto dos reservatórios que passa por extração, ocorre uma separação da água, gás e óleo, e também, a desidratação do óleo para retirada da água e sais presentes na substância.

Destilação Fracionada

O óleo bruto passa pelo forno e depois é encaminhado para uma torre de destilação atmosférica (destilação fracionada), sendo a primeira fase de separação de seus derivados.

Ao longo da torre, há uma série de pratos que separam os derivados do petróleo, conforme os pontos de ebulição. Por ele ser formado por hidrocarbonetos, as porções mais pesadas são destiladas na parte inferior da torre, já as mais leves ficam na parte superior. Nesse processo são obtidos os seguintes derivados:

→Gás Combustível;

→Gasolina;

→Nafta;

→Gás Liquefeito de Petróleo (GLP);

→Óleo diesel.

Após essa etapa ocorre a destilação à vácuo dos resíduos, depois de passar pelo aquecimento no forno. Nessa fase surgem os seguintes derivados mais nobres:

→Óleos lubrificantes;

→Óleos combustíveis;

→Matérias-primas para asfaltos e parafinas.

Ainda ocorrem outros processos para a obtenção de outros derivados e também para adequá-lo a qualidade exigida pelo mercado, chamada de tratamento.

Aplicações do Petróleo

Grande parte do petróleo é usado para fins energéticos, tais como em centrais termoelétricas, nos meios de transporte ou em fornos industriais. Mas sua aplicação pode ser utilizada para a produção de sacos plásticos, pvc, peças para automóveis, borracha sintética, pneus, solados para calçados, etc.

Maiores Produtores de Petróleo Arábia Saudita, Estados Unidos da América, Rússia, Canadá, Irã, Venezuela, China, Kuwait, Iraque, México e Emirados Árabes Unidos. No Brasil, grande parte das reservas estão no campos marítimos, em lâminas d'água.

Vantagens e Desvantagens do Petróleo

Vantagens: Não necessita de muita mão de obra, matéria-prima com mais de 300 produtos, facilidade de armazenamento e transporte.

Desvantagens: Produz poluição atmosférica, exaustão das jazidas, fonte esgotável de energia e degradação do meio ambiente.

Petrobras

Em 1938, foi feita a nacionalização das riquezas de nosso subsolo pelo governo. Já em 1953, foi criada a Petrobras - Petróleo Brasileiro S/A, que trata da pesquisa, refino e transporte do petróleo e derivados, além de importação e exportação de petróleo bruto e seus derivados. Durante a década de 80, a Petrobras passou a ter recordes mundiais de exploração submarina de petróleo.

OPEP – Organização dos países exportadores de petróleo

Fundada em 1961 e integrada por 11 países, é uma organização internacional responsável pelo fornecimento de uma parte importante do petróleo que é consumido mundialmente. Sua sede é em Viena e seus membros são: Argélia, Venezuela, Indonésia, Irã, Iraque, Qatar, Kuwait, Líbia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Nigéria. A OPEP realiza o papel de exercer pressão em relação a assuntos como o valor e a circulação do petróleo bruto.