Bomba de GasolinaO petróleo é composto por hidrocarbonetos, além do enxofre, oxigênio e nitrogênio. Substância oleosa e inflamável, é a principal fonte de energia mundial. Na antiguidade, seu uso era atribuído à medicina com propriedades cicatrizantes antissépticas e laxantes. Na Bíblia, foi utilizado para calafetar a Arca de Noé. Os povos antigos da Mesopotâmia e Pérsia utilizavam-no para pavimentar estradas, aquecer e iluminar casas. Atualmente, ele tem função em diversos produtos químicos e farmacêuticos. Sua extração teve início em 1859, na Pensilvânia (EUA). No Brasil, o primeiro poço aberto foi em Lobato-BA, em 1939.

É, ainda, o resultado da transformação da matéria orgânica acumulada no fundo dos oceanos e mares por milhões de anos sobre pressão de sedimentos. Os produtos dessa degradação, hidrocarbonetos e compostos voláteis, misturados a sedimentos e resíduos orgânicos, ficam na rocha-mãe; dessa forma, o petróleo é expulso para rochas e areias porosas e permeáveis como os arenitos e calcários.

É encontrado na natureza impregnado em rochas sedimentares. Como elas são permeáveis, o óleo se desloca para o interior da crosta terrestre; porém, se for detido por rochas impermeáveis são formadas as jazidas. As mais conhecidas estão localizadas no Oriente Médio, Estados Unidos, América Central e em algumas regiões da América do Sul.

A forma de extração varia de acordo com a quantidade de gás encontrado no local. O petróleo sai de forma bruta da jazida e, dessa forma, é necessário que ele seja fracionado em vários componentes. Esse processo é denominado refino ou destilação fracionada. Nos diferentes pontos de ebulição das substâncias que estão no óleo, ocorre a separação para converter em outros produtos. Dentre as frações obtidas, se destacam o gás, a gasolina, o querosene e as ceras.

GalãoPrincipais produtos provenientes da refinação do petróleo:

→Gás;

→Gasolina;

→Nafta;

→GLP;

→Óleo diesel;

→Óleos lubrificantes;

→Óleos combustíveis;

→Matérias-primas para asfaltos e parafinas.

Alguns deles muito utilizados como combustível para vários meios de transporte.

Vantagens e desvantagens do petróleo:

Vantagens: Não necessita de muita mão de obra, matéria-prima com mais de 300 produtos, facilidade de armazenamento e transporte.

Desvantagens: Produz poluição atmosférica, exaustão das jazidas, fonte esgotável de energia e degradação do meio ambiente.

Petrobras

Em 1938, foi feita a nacionalização das riquezas de nosso subsolo pelo governo. Já em 1953, foi criada a Petrobras - Petróleo Brasileiro S/A, que trata da pesquisa, refino e transporte do petróleo e derivados, além de importação e exportação de petróleo bruto e seus derivados. Durante a década de 80, a Petrobras passou a ter recordes mundiais de exploração submarina de petróleo.

OPEP – Organização dos países exportadores de petróleo

Fundada em 1961 e integrada por 11 países, é uma organização internacional responsável pelo fornecimento de uma parte importante do petróleo que é consumido mundialmente. Sua sede é em Viena e seus membros são: Argélia, Venezuela, Indonésia, Irã, Iraque, Qatar, Kuwait, Líbia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Nigéria. A OPEP realiza o papel de exercer pressão em relação a assuntos como o valor e a circulação do petróleo bruto.